quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Atividade do Módulo IV da Formação do ProUCA - 5º ano Vespertino

HOMENAGEM CÍVICA

Disciplinas: Artes, Educação Física e Português
Alunos envolvidos: 5º ano vespertino
Professoras Responsáveis: Márcia Debatin e Valdira Tomio de Farias

Apoio: Kethlin Andressa Radüenz, Andreza Américo, Nádia Hermann Rozza, Profª Carla Raquel Hackenhaar, Elllen Janete Schmitt e Monitores do ATE



A VALORIZAÇÃO DO CIDADÃO DA INFÂNCIA A TERCEIRA IDADE

OBJETIVOS
* Dramatizar e expressar-se através da dança.
* Conhecer um pouco mais sobre a cultura, os direitos e os benefícios que as
pessoas possuem nesta fase da vida.
* Cultivar o respeito e a boa convivência com nossos semelhantes de todas as
idades.
* Perceber o privilégio de poder envelhecer.

PALAVRA CHAVE: Homenagem Cívica; Terceira Idade.
DURAÇÃO: 23/10/11 a 31/10/11.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS
1º Momento: Os alunos estavam escalados para organizar a homenagem cívica do mês de outubro foram pesquisar as datas comemorativas deste mês e destacaram as que acharam mais importantes.
As datas comemorativas selecionadas foram salvas no pendrive e reorganizadas para serem apresentadas no dia da homenagem utilizando o Data Show.
01 - Dia Internacional da Terceira Idade
12 - Dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida
15 - Dia do Professor
18 - Dia do Médico
25 - Dia do Dentista Brasileiro
28 - Dia do Funcionário Público
29 - Dia do Livro

2º Momento: Dentre as datas comemorativas estacadas, os alunos selecionaram o Dia Internacional da Terceira Idade para pesquisar e organizar uma homenagem.



3º Momento: Foram formadas três equipes, uma pesquisou sobre a cultura e o dia -a-dia dos idosos; outra equipe ficou responsável por pesquisar os direitos dos idosos e a terceira equipe ficou com os benefícios sociais que os idosos possuem.

4º Momento: Depois de decidir o que seria apresentado durante a homenagem, cada aluno copiou para o seu Uquinha e pendriver o clip da música Everybody para posterior ensaio e a letra da música Salve a Terceira Idade isto colaborou para a diminuição de uso de papel, fato que acabou gerando um pequeno debate que mesmo fora do objetivo proposto não pode deixar de ser valorizado.



5º Momento: Os alunos ensaiaram a coreografia da música a ser apresentada e trouxeram câmeras digitais para fotografar e filmar; as filmagens dos ensaios foram utilizadas para corrigir e aperfeiçoar a coreografia.



6º Momento: Foi construída uma história coletiva ilustrando um casal de idosos que após uma longa e nostálgica conversa, dormem e sonham com o tempo em que eram crianças e dançavam na escola ao som do grupo Beck Street Boys.



7º Momento: Foi promovido um debate no qual os alunos socializaram os resultados de suas pesquisas que ficou em torno do dia-a-dia dos idosos, do respeito que devemos ter com eles e da sabedoria que estes possuem.

8º Momento: O dia da homenagem chegou e os alunos fizeram sua Apresentação

RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADO
* Netbooks - Uquinhas
* Computadores
* Pendivers
* Data Show
* Câmeras digitais

AVALIAÇÃO

Durante o processo serão avaliados os seguintes itens:
* Participação e comprometimento.
* Criatividade
* Dança e coreografia
* Empenho e autonomia no ensaio da coreografia e no uso dos materiais tecnológicos.
* Participação na criação do texto coletivo.
* Desempenho durante a Pesquisa na internet.


RELATÓRIO DA ATIVIDADE
A sequência didática acima apresentada foi baseada no planejamento anual e teve seus objetivos alcançados, o desenvolvimento ocorreu conforme o previsto e todos os itens da avaliação tiveram resultados excelentes.
A parceria entre a professora de Educação Física e a professora regente da sala foi um sucesso!
Assista também a Homenagem Cívica na íntegra

Um comentário:

  1. Parabéns a vocês pela qualidade de vosso blog todas as atividades muito boas e gostaria de comentar a importância dos projetos:A valorização do cidadão... e Valorização da Vida.
    O mundo capitalista está desnaturalizando a vida e o homem está se aliando ao consumo, ao supérfulo, enquanto os valors éticos, morais, culturais e social estão sendo substituidos por "coisas" que não promovem a vida. Então quando a Escola garante este espaço de valorização humana com certeza contribui com a nossa qualidade de vida.
    Professora: Nilva Vieira Weiers

    ResponderExcluir